Caatinga
A caatinga ou mata branca é a vegetação que caracteriza o sertão nordestino ou nordeste semi-árido,área de chuvas escassas e irregulamente distribuidas.
É o único bioma exclusivamente brasileiro,o que significa q grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do laneta.A caatinga ocupa uma área de cerca de 734.478km²,cerca de 11% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão,Piauí,Ceará,Rio Grnade do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe ,Bahia e parte do norte de Minas Gerais.
Além da importância biológica,a caatinga apresenta um potencial econômico ainda pouco valorizado.Em termos forrageiros, apresenta espécies como o pau-ferro, a caatingueira verdadeira, a catingueira rasteira, a canafístula, o mororó e o juazeiro que poderiam ser utilizadas como opção alimentar para caprinos, ovinos, bovinos e muares. Entre as de potencialidade frutífera, destacam-se o umbú, o araticum, o jatobá, o murici e o licuri e, entre as espécies medicinais, encontram-se a aroeira, a braúna, o quatro-patacas, o pinhão, o velame, o marmeleiro, o angico, o sabiá, o jericó, entre outras.
Caracteristicas da caatinga:
- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;- presença de cactos e bromélias;- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);- as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno;
Espécies Vegetais: Exemplos de vegetação da caatinga:
- Arbustos: aroeira, angico e juazeiro
- Bromélias: caroá
- Cactos: mandacaru, xique-xique e xique-xique do sertão
Em função da criação de gado extensivo na região, pesquisadores estão alertando para a diminuição deste tipo de formação vegetação. Em alguns locais do semi-árido já são encontradas regiões com características de deserto.Curiosidade:- Durante o período de seca, o gado da região alimenta-se do mandacaru (rico em água). Já algumas espécies de bromélias (exemplo da caroá) são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas e redes, pois são ricas em fibras vegetais.
Curiosidade:
- Durante o período de seca, o gado da região alimenta-se do mandacaru (rico em água). Já algumas espécies de bromélias (exemplo da caroá) são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas e redes, pois são ricas em fibras vegetais.
Conclusão:
Podemos concluir que a Caatinga ou mata branca é a vegetação que caracteriza uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí.
__________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
[b]
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.