quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Capa da aula de campo dos alunos do 3º ano / Equipe- 4

Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco
Seara da Ciência - UFC
Componentes:
Carlos Leandro
Charlene
José Tiago
Rogério
Valdembergue
Numéros:
06 , 07 ,18 ,28 ,35
Aula de campo realizada na Seara da Ciência localizada na Universidade Estadual do Ceará que ocorreu no 13/01/2009

Inglês -CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA

Curso de Inglês Instrumental As Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará oferecem à comunidade, além dos cursos de língua, a difusão cultural dos países por elas representados. São seis as Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa. Até a década de 1990 existiram outras duas de russo e esperanto que foram fechadas. Os cursos das Casas de Cultura Estrangeira, desenvolvem as seguintes atividades: Colaboração com o Departamento de Letras, servindo de prática de ensino aos alunos daquela graduação. Apresentação de conferências, palestras, seminários, recitais, exposições fotográficas sobre temas culturais, artístico e científicos, além de exibição de filmes variados. Histórico O Curso de Cultura Britânica foi criado na gestão do magnífico Reitor Antônio Martins Filho, em 4 de dezembro de 1964, do Conselho Universitário, com o nome de Centro de Cultura Britânica. O centro teve suas atividades iniciadas em 2 de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves. Posteriormente o Centro de Cultura Britânica integrou-se a Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da Universidade Federal do Ceará, e depois, ao Centro de Humanidade. Nesta ocasião mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica. Com o intuito de valorizar as Casas de Cultura Estrangeira e colocá-las em situação compatível com sua elevada missão cultural dentro do Centro de Humanidades e no contexto geral da própria Universidade, o Reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto propôs, com a devida aprovação do Conselho Universitário, o regimento das Casas de Cultura Estrangeira. As atuais Casas de Cultura Estrangeira são continuadoras dos antigos Centros de Cultura Estrangeira, inaugurados na década de 60, pelo prof. Pe. Francisco Batista Luz, quando o mesmo era Diretor da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Criados oficialmente por decisão do Conselho Universitário, os antigos Centros de Cultura Estrangeira estão hoje sob responsabilidade da Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira, da direção do Centro de Humanidades e da Pró-Reitoria de Extensão. Seis unidades foram inauguradas ao longo de sete anos. Foram elas em ordem cronológica assim inauguradas: Centro de Cultura Hispânica, Alemã, Italiana, Britânica, Portuguesa e Francesa. Mais tarde foram criados os Cursos de Esperanto e Russo.Até junho de 1979 o corpo docente das Casas de Cultura Estrangeira era pago como horista ou bolsista. Na gestão do Reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto foi publicado um decreto que instituiu a carreira de magistério para professores de 1º e 2º graus dentro da Universidade Federal do Ceará. O novo decreto criou também a progressão por tempo de serviço e por titulação, a exemplo do que era feito no Magistério Superior. O Objetivo das Casas de Cultura é difundir os valores culturais dos países a que cada uma das Casas se refere junto à comunidade e ainda servir de Colégio de Aplicação para os alunos de Prática de ensino dos cursos de graduação em Letras, em colaboração com o Departamento de Letras Estrangeiras; É imprescindível a formação acadêmica do professor efetivo na área de Letras, com habilitação específica na área de ensino de uma língua estrangeira. Atualmente, o corpo docente das Casas de Cultura estrangeira busca excelência profissional em cursos de aperfeiçoamento e Pós-Graduação. As Casas de Cultura Estrangeira já contam com grande número de especialistas, mestres, mestrandos e doutorandos. As Casas de Cultura têm processos de seleção para ingresso similares, contudo, pode-se verificar pequenas diferenças que se justificam pela procura e pelos objetivos a serem alcançados por cada um dos cursos que as Casas oferecem. Conclusão: Podemos concluir que o Curso de Inglês Instrumental da CCB ( Casa de Cultura Britânica) é destinado aqueles alunos que precisam obter o certificado de eficiência em leitura de Língua Estrangeira exigido pelos programas de Mestrado e Doutorado dentro do País.. Fonte de Pesquisa: http://www.culturabritanica.ufc.br/historico.htm

Física

Energia elétrica de origem térmica. Em 1821, o físico alemão Thomas Seebeck descobriu que, juntando as pontas de dois fios de metais diferentes (ferro e cobre, por exemplo), e que mantendo as junções em temperaturas diferentes, surgia uma corrente elétrica pelos fios. Como fazer: 1-Use fios de cobre e ferro, sem encapamento.. 2-Enrole fortemente as pontas, formando junções cobre/ferro.. Pode-se melhorar o contato entre os metais com um pingo de solda na junção. 3-Coloque uma das junções dentro de um jarro com água e gelo.. Encoste a outra junção na chama de uma vela. 4- Ligue as pontas soltas dos fios de cobre a um medidor de voltagem ou corrente elétrica.. Pode ser utlizado por exemplo, um medidor caseiro.. 5-Observe que o medidor acusa uma pequena corrente. 6-Apague a vela ou separe a junção da chama e observe como a corrente elétrica diminui. Observação: Com esses arranjo, você pode fazer um termômetro. Instruções: Mantenha uma das junções na mistura água-gelo que está a zero graus. Coloque a outra junção dentro de um recipiente com água destilada. Ponha um termômetro calibrado que possa medir temperaturas acima de 100 graus dentro da água nesse recipiente..Aqueça o recipiente em um fogão ou placa quente. À medida que a água for aquecendo, anote, simultaneamente, a temperatura medida no termômetro e a corrente do termoar.. Depois, faça um gráfico mostrando a voltagem em funçào da temperatura. Esse gráfico será a calibração de seu termômetro termoelétrico. Análise: O efeito Seebeck relaciona diferenças de temperatura em diferente junções de metais com potenciais elétricos. Esse efeito é fraco para a produção de eletricidade, se comparado com geradores químicos ou mecânicos, mas é muito útil para medir temperaturas com boa precisão. Também é usado em aplicações especiais onde outros tipos de geradores são impraticáveis. Por exemplo, a sonda interplanetária Voyager 2, que fotografou Júpiter e outros planetas distantes, tinha um gerador termoelétrico. Uma das junções era aquecida por elementos radiativos. Esse foi o modo mais conveniente para gerar eletricidade pois baterias químicas seriam muito pesadas e descarregariam muito depressa. Painéis solares seriam inúteis pois o Sol estava muito distante. O gerador termoelétrico foi a melhor opção e, pode crer, ainda hoje está funcionando. Objetivo: Mostrar como se converte energia do calor em energia elétrica. Construir um termômetro termo-elétrico. Material: Fios de cobre, ferro, níquel e outros metais diversos.Um medidor de voltagem ou corrente. Pode ser o galvanômetro da experiência #3.Um recipiente com água e gelo.Uma vela.Um aquecedor conveniente. Pode ser um fogareiro de acampamento ou um aquecedor elétrico. Eletricidade Estática A eletricidade estática é um fenômeno de acumulação de cargas elétricas em um corpo, seja ele condutor, semicondutor ou isolante. Essa eletricidade deve-se ao fato de os átomos dos corpos apresentarem desequilíbrio quanto à sua neutralidade. A eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda os comportamentos e as propriedades das cargas elétricas em repouso em um corpo que de alguma forma ficou eletricamente carregado, também denominado de eletrizado. O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando os átomos de um determinado corpo perdem ou ganham elétrons, ficando dessa forma carregado positivamente ou negativamente.

Conclusão:

Na parte de física vimos muitas experiências,como sempre aquele aspecto "maluco" nos encantou.Através de experimentos no laboratório,pudemos perceber a física em nosso cotidiano. A luz polarizada,gerador eletrostático,o globo de plasma,a inércia,eletricidade estática(a melhor na minha opinião),os experimentos... Enfim,tudo nos mostrou um lado divertido que não conhecíamos.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricidade_est%C3%A1tica

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/fisica/elet5.htm